Investimentos necessários no transporte aquaviário chegam a R$ 122 bilhões

O valor contempla transporte de cargas e de passageiros por rios e pelo mar

O Plano de Transporte e Logística 2014, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em agosto, aponta que o transporte aquaviário necessita de investimentos mínimos de R$ 122,1 bilhões para solucionar gargalos ao transporte de cargas e de passageiros, em 371 intervenções. O valor corresponde à navegação fluvial e marítima e contabiliza projetos relacionados à mobilidade em regiões metropolitanas.

​No ano passado, as embarcações movimentaram 98,3% das exportações e 90,4% das importações, segundo dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). No caso da navegação interior, apesar do grande potencial das vias navegáveis, apenas 50% são utilizadas para o transporte de cargas ou passageiros, num total de 20,9 mil km.

Na avaliação da CNT, o ganho de competitividade do modal passa por uma série de medidas, como melhorar o acesso das embarcações aos portos, a ampliação de áreas retroportuárias, o que também reduziria tempo e custo da logística.

O plano relaciona uma série de projetos que poderiam dar mais eficiência ao transporte aquaviário e garantir sua integração com outros modais. Eles sugerem, por exemplo, melhorias em áreas portuárias, construção ou adequação de acessos terrestres aos portos, ampliação da profundidade portuária e construção de canais.

Para projetos de mobilidade urbana no modal aquaviário, o estudo aponta a necessidade R$ 963,9 milhões para aquisição e melhorias de embarcações e construção de sistema aquaviário de passageiros, especialmente para as regiões de Recife (PE) e de Vitória (ES).

 

Fonte: Guia Marítimo

Data: 08/09/2014

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