ALMOÇO DA COMUNIDADE MARÍTIMA E PORTUÁRIA Homenagem ao Grupo de Análise de Performance Aduaneira (GAP)

Prezados Senhores,

Divulgamos o texto sobre o almoço da Comunidade Marítima e Portuária em homenagem ao GAP – Aduaneira, além de algumas imagens do encontro que podem ser vistas em nossa galeria http://www.imapor.org.br/sobre/galeria-de-imagens-imapor/.

ALMOÇO DA COMUNIDADE MARÍTIMA E PORTUÁRIA

Homenagem ao Grupo de Análise de Performance Aduaneira (GAP)

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro de 2013, foi realizado o tradicional almoço da Comunidade Empresarial Marítima e Portuária do Rio de Janeiro, em homenagem ao Grupo de Análise de Performance Aduaneira, o GAP – Aduaneira. Esse importante grupo de trabalho foi criado com o objetivo de analisar o cenário operacional da área aduaneira e dar maior agilidade aos seus processos, além de proporcionar a redução de custos para todo o setor.

A Dra. Eliana Polo, Superintendente da 7ª Região Fiscal da Receita Federal, recebeu, representando os integrantes do GAP, a homenagem pelos valiosos e dedicados trabalhos em prol da melhoria dos serviços da indústria.

A Sra. Marianne Lachmann, presidente do SindaRio, iniciou seu pronunciamento ressaltando a grande importância da criação do GAP e como ele tem feito a diferença para a comunidade, ao trazer o setor privado junto aos órgãos anuentes e analisarem em conjunto a performance aduaneira dos portos do Estado do Rio de Janeiro. Ela lembrou  que da última reunião do GAP surgiu a ideia da carta alerta, que foi entregue ao Prefeito Eduardo Paes, pedindo a suspensão da demolição da perimetral até que todo o conjunto de obras viárias e seus respectivos testes sejam concluídos. Logo após, o Coordenador da Câmara de Logística Integrada – CLI da AEB, Prof. Jovelino Pires, entregou placa de homenagem a todos os anuentes e autoridades que têm assento nesse Grupo de Trabalho.

O Dr. Jovelino Pires parabenizou a Dra. Eliana Polo pela participação no GAP e lembrou que o porto, sendo área de passagem de mercadorias, não pode ter seus acessos obstruídos.

A Dra. Eliana agradeceu a homenagem e ressaltou a importância dos ganhos de competitividade que o nosso país e o Rio de Janeiro precisam ter. Enfatizou, ainda, que a ideia de criar o GAP nasceu no SINDAERJ, que procura reunir todos, tanto o setor privado como público, em busca de um benefício comum e, por meio de críticas construtivas, buscar solução para problemas técnicos que são levantados por quem realmente vive a realidade da atividade.

Na sequência, o Sr. Genescá, presidente do SINDAERJ, contou um pouco sobre o que é o grupo de análise de performance, reafirmando ser um fórum técnico e não político e que somente deve analisar os procedimentos da aduana, juntos aos órgãos anuentes, visando o melhor serviço e o melhor acompanhamento dos processos, em favor do Rio de Janeiro, em favor do Brasil.

Retomando a palavra, a Sra. Marianne Lachmann, afirmou que a Comunidade Empresarial Marítima e Portuária do Rio de Janeiro  fez essa homenagem para celebrar a ideia de reunir os órgãos anuentes e o setor privado para tratar, tecnicamente, de analisar a performance aduaneira nos portos do RJ. Segundo a empresária, a performance portuária tem um dos piores indicadores de produtividade do país e acredita que para melhorar essa situação é preciso haver articulações entre governo, setor privado e sociedade civil organizada.

O Deputado Federal e Secretário Estadual de Transportes, Sr. Júlio Lopes, que também esteve presente, expressou o quanto considera essa iniciativa fundamental para o avanço logístico do estado. Afirmou que a sua Secretaria “apoia e assegura o estreitamento de relacionamento com a Comunidade Marítima”.

Os Srs. Jovelino e Genescá expressaram preocupação quanto à derrubada da perimetral, afirmando que se preocupam em como ficará o acesso ao porto tendo em vista a grande demanda de tráfego pelas vias de ligação.  O Secretário Lopes, após tomar conhecimento das aflições da categoria e da carta enviada ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Transportes, se comprometeu a, em nome da Comunidade, fazer nova solicitação ao Prefeito para atenção em relação aos portões.

O encontro foi encerrado com almoço de confraternização entre todos os presentes, onde puderam celebrar as conquistas alcançadas até o momento e renovar as expectativas para a continuação da profícua colaboração entre todos os presentes.

RECEBA NOVIDADES

Seja avisado de eventos, cursos e novidades.
CONTATO

Rua Conselheiro Saraiva, 28

3º andar – Centro

Rio de Janeiro/RJ

 

Telefone:

(21) 2233-5809 / 2253-6552

Fax:

(21) 2263-1502

 

E-mail: contato@imapor.org.br

www.mapstcode.com