Carta divulgação e programação para parceiros – LANÇAMENTO DO CENTRO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM MARÍTIMA E TREINAMENTO PARA ÁRBITRO MARÍTIMO INTERNACIONAL

LANÇAMENTO DO CENTRO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM MARÍTIMA E TREINAMENTO PARA ÁRBITRO MARÍTIMO INTERNACIONAL

Convidamos a comunidade empresarial para o lançamento do Centro Brasileiro de Arbitragem Marítima. O evento será realizado no dia 26 de setembro, às 16h, no auditório da Capitania dos Portos, no centro do Rio de Janeiro.
A arbitragem marítima é um serviço essencial e de alto valor agregado, de grande relevância para a nossa economia. No Brasil, apesar de alçarmos a quarta colocação no mundo em 10 anos, em volume de processos, não atraímos as arbitragens marítimas, que continuam a ser realizadas no exterior, principalmente em Londres, Cingapura e Nova York. Os motivos são bem conhecidos – a preferência pelas instituições arbitrais mais tradicionais e conceituadas do mundo.
O desafio de tornar realidade esse projeto é muito expressivo, mas os resultados apresentados no Brasil em arbitragens comerciais nos inspiram para superá-lo. Nosso projeto busca construir, inicialmente, uma relação de confiança com o mercado brasileiro e internacional. Para isso, buscamos o apoio da Fundação de Estudos do Mar (Femar), patrocinadora do evento, e do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), líder mundial em formação e acreditação de profissionais para arbitragens domésticas e internacionais, para que árbitros marítimos brasileiros recebam a mesma certificação internacional, daqueles pertencentes aos organismos de maior reputação do mundo. Com essa mesma intenção, as instituições parceiras UERJ (melhor faculdade de direito no país, segundo o OAB Recomenda, que confere selo aos melhores cursos de Direito do país, analisados através do ENADE) e ABDM (representante do Brasil junto ao Comitê Marítimo Internacional –CMI) agregarão suas expertises para somar esforços ao CIArb. Com vistas a termos sempre presentes as prioridades do mercado, em termos de competitividade, convidamos o Syndarma para agregar a visão das empresas brasileiras de navegação e AEB, entidade representativa dos embarcadores (exportadores e importadores).
Considerando a necessidade de estruturar o projeto do Centro com excelência, o Imapor estabeleceu parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC – oitava melhor escola de negócios do mundo em 2012, segundo ranking do Financial Times), para que esta aporte seu conhecimento em gestão através da Parceria com Organizações Sociais – POS.
No dia 30 de setembro, será ministrado pelo CIArb, o primeiro curso para formação de árbitros marítimos internacionais – Introduction to International Arbitration (Introdução à Arbitragem Internacional). Esse curso tem vagas limitadas a 50 alunos e é pré-requisito a fluência na língua inglesa (as aulas serão ministradas em inglês). Profissionais ligados à logística do comércio exterior, a atividades econômicas relacionadas ao mar e advogados em geral, têm uma boa base acadêmica e profissional para a formação em arbitragem marítima internacional. Os interessados deverão enviar o CV em inglês para o Imapor, onde poderão obter outras informações sobre o curso.
Venham conhecer esse audacioso projeto e contribuir com suas visões para a construção conjunta dessa pedra fundamental. Confirmem presença com o Imapor, o auditório da Capitania dos Portos dispõe de apenas 120 lugares.

INFORMAÇÕES:
Lançamento do Centro Brasileiro de Arbitragem Marítima
 Local: Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Av. Alfred Agache, s/nº – Praça XV – Centro do Rio de Janeiro;
 Data: 26 de setembro de 2013;
 Horário: 16h às 19h30min;
 Confirmação de presença: contato@imapor.org.br, (21)2233-5809 ou 2253-6552.
Curso: Introduction to International Arbitration
 Local: Sede da Femar – Rua Marquês de Olinda, 18 – Botafogo – Rio de Janeiro;
 Data: 30 de setembro de 2013;
 Horário: De 8h30min às 18h;
 Inscrições: cursos@imapor.org.br, (21)2233-5809 ou 2253-6552.

Comments are closed.